ÁREA VIP
MURAL & OUTROS
ARTIGOS
CONTATO
MAPA DO SITE
 


Mural



Esta é uma área destinada à publicação ou reprodução de textos (*) relacionados à Qualidade de Vida, Promoção de Saúde, Psicologia, Psiquiatria, Pedagogia, Saúde Mental e afins. Contém artigos de profissionais reconhecidamente qualificados nas respectivas áreas de atuação.
» Artigos Disponíveis no Site

» Resumo (Abstracts) dos Artigos

Redação Vencedora
Autor desconhecido
Num processo de seleção da Volkswagen, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: Você tem experiência? A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo por sua alma.
(veja mais)

Das Vidas Secas às Secas da Vida
Por Marcos R. Maximino

QUALIDADE DE VIDA (QV) pertence às ciências da saúde e está na área da “Promoção à Saúde”, que vem sendo foco de intensas ações por parte dos governos dos países signatários da cartas de intenção de Alma-Ata (1978) e Ottawa (1986) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“PROMOÇÃO DA SAÚDE é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo [ a fim de ] atingir um estado completo de bem-estar físico, mental e social.” (OMS,1986)
“O Grupo de Qualidade de Vida da divisão de Saúde Mental da OMS definiu QUALIDADE DE VIDA como "a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações" (WHOQOL GROUP, 1994). É per se, uma área bastante ampla que admite o trabalho de várias especialidades médicas e paramédicas.
As áreas de atuação dessas possíveis especialidades costumam variar num continuum vai desde a moradia da pessoa identificada como sujeito da intervenção até o consultório particular – ou laboratório – do profissional envolvido no atendimento ou na pesquisa. (veja mais)
MARCOS RODRIGUES MAXIMINO é psicólogo clínico, especializado em medicina comportamental.

Terapia Cognitivocomportamental Mostra Eficaácia no Tratamento de Sintomas de Trauma em Crianças
Por Marlene Brusko

Uma recente revisão realizada pela Força-Tarefa de Serviços Comunitários Preventivos evidenciou provas concretas que apóiam o emprego da terapia cognitivo-comportamental individual e em grupo para reduzir o comprometimento psicológico em crianças e adolescentes expostos a traumas. A revisão da literatura demonstrou que essa terapia foi eficaz na redução de transtornos depressivos, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e de outros sintomas nessas crianças. (veja mais)

Como Pegar Peixes
Por Robert L. Gouding

"Em 1949, mudei para Dakota do Norte, primeiro para substituir temporariamente um velho amigo, e depois para ficar. Trabalhei duro para montar com ele uma incipiente clínica geral para satisfazer as necessitadas médicas de uma população de oito mil pessoas, espalhadas por cento e cinqüenta mil quilômetros quadrados. Um dia, no fim da primavera, um banqueiro amigo, Don Stewart, disse-me: 'Doutor, você tem trabalhado demais. Precisa ir pescar'." (veja mais)
ROBERT L. GOUDING , psiquiatra e psicoterapeuta norte-americano, foi o criador da psitoterapia da redecisão. Sua obra foi publicada postumamente, pela sua mulher e seguidora, Mary Goudig.

O Livro e a Leitura Hoje
Por Erlon Pascoal

Nosso biorritmo individual, influenciado pela aceleração crescente de nossa engrenagem social, antepõe-se ao processo arcaico de ler com a calma necessária para se refletir. (veja mais)
Erlon José Paschoal é diretor de teatro, dramaturgo e tradutor literário.

Vinho Tinto versus Câncer de Cólon
Por Miranda Hiti, da Web MD.
Estudo sugere que pessoas que bebem vinho tinto têm menor propensão ao câncer de cólon (veja mais)

Ubersexual
Por Tom Valeo, especial para WEB MD.
Os autores que popularizaram a expressão "metrosexual" dizem que um novo tipo de masculinidade está vingando.
(veja mais)

As Dez Maiores Dicas de Todos os Tempos para Dieta Durante Festas
Por Kathleen Zelman, da Web MD.

Especialistas oferecem suas dez maiores "dicas" sobre como lidar com as tentações [que comprometem] as dietas durante as festas natalinas. (veja mais)
KATHLEEN M. ZELMAN é nutricionista nos EUA.

Sete Perigosos Erros com Medicamentos
Por Jeanie Lerche Davis, da Web MD.

Especialistas explicam os perigos em misturar medicamentos, falta de leitura de rótulos, e outros erros comuns. (veja mais)
Uma rRevisão de artigo especial de autoria de Michael Smith, médico.

Seis Graves Sintomas de Ordem Médica

Por Jeanie Lerche Davis, MD


Alguns sintomas médicos são avisos do organismo dizendo a você que necessita de cuidados imediatos. Aprenda a reconhecer esses seis sintomas.
Revisão de Artigo Especial de autoria de Michael Smith.MD para WEBMD. (veja mais)


Felicidade é boa para a saúde
Por Sheldon Cohen, PhD e colaboradores


"A felicidade pode fazer mais do que colocar um sorriso em seu rosto; ela pode também melhorar sua saúde. Temos que levar mais a sério a possibilidade de que a atitude emotiva positiva é um jogador principal no perigo de doença"
Novembro / 2006 - (veja mais)
SHELDON COHEM é orofessor de Psicologia na Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA.


Você Sabe Sentar?
Por Francilla Luiz Rodrigues
Por acaso alguém aí, do outro lado da telinha do computador, já teve dor nas costas?
Já trabalhou o dia inteiro sentado e quando voltou para casa, só de olhar para a cadeira, uma dorzinha nas costas já começava a incomodar? (veja mais)
FRANCILA DURÃO LUIZ RODRIGUES é Fisioterapeuta graduada pela UFSCAR

Grandes Mudanças a partir de Pequenos Gestos
Por Lucilia Medeiros
"Vivemos em mundo cada vez mais exigente, onde a palavra de ordem é globalização. É fato que a globalização está presente em todos os momentos de nossa vida e nos é muito útil, temos as informações em tempo real. Porém, nosso corpo não conseguiu acompanhar todo esse avanço." (veja mais)
LUCILIA MEDEIROS é farmacêutica

Medicina Comportamental: Modificando Nosso Comportamento
Por Theresa Marthau
O comportamento humano é a principal determinante da saúde. Estão se tornando melhor compreendidos os fatores que influenciam a saúde e correlacionam comportamentos e respostas adaptativas das pessoas às moléstias e doenças. Esse conhecimento está nos levando em direção às intervenções comportamentais focadas no nível individual e entrega de funcionamento, com impacto em ambos. Entretanto, muito ainda está por ser feito.
Fevereiro / 2006 - (veja mais)
THERESA MARTHAU é professora de psicologia da saúde do King’s College London, Health Psycology Section,London

AIDS e Comportamento na Adolescência
Artigo da WEBMD.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) que causa SIDA é o sétimo colocado entre as principais causas de morte das crianças norte-americanas entre 5 e 14 anos e o sexto colocado da população jovem ente 15 e 24 anos de idade. (veja mais)

Lixo: o Mal do Mundo Civilizado
Por Alexandra di Chiacchio
Até o início do século passado, os seres humanos viviam em harmonia com a natureza. Todo o lixo que geravam (restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos) se reintegrava aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Mas com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema. (veja mais)
ALEXADRA DI CHIACCIO é bióloga.


Fogo e Queimadas
Por Alexandra di Chiacchio
Empobrecimento do solo, poluição, destruição de redes de eletricidade e cercas, acidentes rodoviários. Todos os anos estes e outros reflexos das queimadas causam prejuízo para o Brasil. São mais de 300 mil focos de queimadas por ano. Deste total, 85% acontecem em áreas da Amazônia Legal. Na sua grande maioria, as queimadas constituem-se em prática agrícola usual, utilizadas para controle de pragas, limpeza de áreas para plantio, renovação de pastagens e colheita da cana-de-açúcar. Se de um lado a queimada facilita a vida de parte dos agricultores trazendo benefícios a curto prazo, de outro, ela afeta negativamente a biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas, aumenta o processo de erosão do solo, deteriora a qualidade do ar e provoca danos ao patrimônio público e privado, prejudicando a sociedade como um todo. (veja mais)
ALEXADRA DI CHIACCIO é bióloga.


Solo e sua Importância para os Alimentos
Por Alexandra di Chiacchio
O uso de fertilizantes químicos na agricultura iniciou-se em 1880, com a invenção do NPK (fórmula química contendo nitrogênio, fósforo e potássio) pelo barão Justus Von Liebig. A tecnologia da produção química desses elementos permitiu o aumento da escala da agricultura, tornando-a industrial, ou seja, não dependente de insumos naturais. Liebig supôs que esses três elementos, pelas quantidades em que eram utilizados pelas plantas, fossem suficientes para manter a crescente escala da produção agrícola.(veja mais)
ALEXADRA DI CHIACCIO é bióloga.

A Saúde e o Ar que Respiramos
Por Alexandra di Chiacchio
Na América Latina encontram-se algumas das metrópoles mais poluídas do mundo: Santiago do Chile, Cidade do México e São Paulo. O problema tem reflexos diretos sobre a saúde da população: alergias, irritação nos olhos, coceira na garganta, tosse, além de problemas mais graves, como doenças respiratórias e cardiovasculares.
ALEXADRA DI CHIACCIOé bióloga. (veja mais)


Água e sua correta utilização
Por Alexandra di Chiacchio
A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra. É impossível imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ela A ameaça de falta de água permanente, em níveis que possam inviabilizar até a simples existência, pode parecer um exagero, mas não é. Neste texto, tentaremos mostrar por que é tão importante e inadiável conservar os recursos hídricos do planeta e quais as ações necessárias para garantir o seu consumo sustentável, ou seja, a utilização que não coloca em risco nossa sobrevivência nem a das gerações futuras.
ALEXADRA DI CHIACCIO é bióloga. (veja mais)


Fibromialgia, fadiga frônica e dor nas costas
Francilla Rodrigues
A síndrome da fadiga crônica é caracterizada por um cansaço extremo sendo muitas vezes acompanhada por dores no corpo. A fibromialgia é caracterizada por dores em todo o corpo e por alterações a nível do corpo, a nível do sistema sacro craniano, a nível do sistema nervoso e do sistema emocional. Dor nas costas: geralmente está ligada a postura.
FRANCILLA DURÃO RODRIGUES é fisioterapeuta (veja mais)


Transtorno do pânico: relato de um atendimento
Por Marcos Maximino
A distinção entre medo e ansiedade é psicologicamente justificável: a resposta de ansiedade deve ser diferenciada do medo, que é uma resposta similar a ela mas que dela se distingue por se referir a uma ameaça conhecida, externa, definida ou de origem não-conflituosa. (veja mais)
MARCOS RODRIGUES MAXIMINO é psicólogo clínico, especialista em medicina comportamental pela UNIFESP.

A dieta m édica de Scarsdale
Por Tarnower & Baker
Uma dieta muito saudável, fácil e eficiente.
Herman Tarnower e Sam Sinclair Baker são médicos nos EUA. (veja mais)

Meditação
Por Marcos Maximino & Monja Isshin
O que é? Para que serve? Por que ficar sentado lá olhando para uma parede?
A meditação é uma prática milenar dos povos orientais. Justifica-se por si mesma, pois é algo que visa restabelecer a harmonia do ser humano, procurando proporcionar a paz. Sabemos que somente a partir dessa paz interior podemos desenvolver a sabedoria e a felicidade. (veja mais)
MARCOS RODRIGUES MAXIMINO é psicólogo clínico
ISHIN SAN é monja Zen Budista.

'Sexta-feira 13 pode ser seu dia de sorte', diz psicólogo.
Especialista da UNIFESP dá uma entrevista para o site “G1, da Rede Globo, onde diz que azar depende de visão dos fatos.

“De acordo com o psicólogo Marcos Maximino, do Núcleo de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mais do que superstição, o azar atribuído a este dia depende mesmo é do modo como as pessoas encaram certos acontecimentos.
‘Em primeiro lugar, temos que definir o que são o comportamento e o pensamento supersticiosos. Eles surgem através de uma inclinação que os humanos têm para estabelecer padrões, significados para as coisas’, explica Maximino. Pensar em coisas positivas ajuda a reverter medo da data.” (veja mais)

Eu Aprendi
Autor desconhecido
Um amigo costuma dizer sempre: “ Tem gente que vive 80 anos; tem gente que repete 80 vezes um mesmo ano”. Aquele que repete ano após ano, não acumula experiência na vida, ou seja, é incapaz de aprender com a vida. Aprender coisas é de fundamental importância para o desenvolvimento de um ser humano . (veja mais)

Normose
Pelo Prof. Hermógenes
Entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, sobre uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal.
JOSÉ HERMPOGENES ANDRADE (Prof. Hermógenes) é um renomado mestre yogue.  (veja mais)

Mães Adolescentes
Pesquisa conduzida por Claudia Souza Campos, da UNIFESP
“Mães adolescentes têm qualidade de vida prejudicada." Uma Pesquisa onde observa-se que a interrupção dos estudos e falta de oportunidades de trabalho são perdas que afetam as jovens mães . (veja mais)

Maconha, o dom de iludir
Por Ronaldo Laranjeira e Ana Cecília Marques
"Semanas atrás, a FOLHA noticiou a proposta de criar-se uma agência especial para pesquisar os supostos efeitos medicinais da maconha, patrocinada pela Secretaria Nacional Antidrogas do governo federal.
Esse debate nos dias atuais, tal qual ocorreu com o tabaco na década de 60, ilude sobretudo os adolescentes e aqueles que não seguem as evidências científicas sobre danos causados pela maconha no indivíduo e na sociedade."
RONALDO LARANJEIRA é professor titular de psiquiatria da UNIFESP; ANA CECÍLIA MARQUES é pesquisadora pelo CNPq. (veja mais)

 

Maconha, feijoada e a legalização das drogas
Por José Crippa
"A feijoada é um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira (...) nas receitas mais sofisticadas não possui mais do que 30 ingredientes (...) a maconha, nome popular da planta cannabis sativa, possui mais do que 400 componentes, sendo que vários destes são denominados ‘canabinóides’..."
JOSÉ ALEXANDRE DE SOUZA CRIPPA é professor Doutor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (veja mais)

O lobby da maconha
O lobby da maconha no Brasil é um movimento forte e coeso. Tem uma idéia fixa: a legalização das drogas. Para se manter, usa elementos como uma pretensa respeitabilidade e a estratégia de confundir o debate.
RONALDO LARANJEIRA é professor titular de psiquiatria da UNIFESP; ANA CECÍLIA MARQUES é pesquisadora pelo CNPq. (veja mais)

Prevenção do Câncer Bucal - WEBSITE
"A Organização Mundial de Saúde (WHO,2009) considera o câncer como uma das causas mais comum de morbidade e mortalidade atualmente. Estima-se que cerca de 43% das mortes por câncer são causadas pelo uso do tabaco, consumo de álcool, maus hábitos alimentares, estilos de vida e infecções. Neste contexto, vale ressaltar que o câncer bucal tem como seus principais fatores de risco o uso tabaco e o consumo de bebida alcoólica."
O website é tema de uma tese de doutorado do Programa de Pós Graduação em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Setor de Estomatologia em parceria com a UNIFESP. (autoexame) (saiba mais)

Uma Ética para os Dias de Hoje
Por Leonardo Boff
"Vivemos hoje grave crise mundial de valores. É difícil para a grande maioria da humanidade saber o que é correto e o que não é. Esse obscurecimento do horizonte ético redunda numa insegurança muito grande na vida e numa permanente tensão nas relações sociais, agravada pela lógica dominante da economia e do mercado, que se rege pela competição, e não pela cooperação, dificultando destarte o encontro de estrelas guias e de pontos de referência comuns."
LEONARDO BOFF é teólogo e escritor, é professor emérito de ética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e autor de vários livros. (veja mais)

Falta Ciência na Discussão sobra a Maconha
Por Rafael dos Santos
"Realmente, causa espanto como cientistas podem assumir posturas, sem, aparentemente, examinar profundamente a literatura científica sobre a maconha (...) Neste espaço, tento amemizar as posturas dos distintos grupos de pesquisadores, oferencendo dados científicos."
RAFAEL GUIMARÃES DOS SANTOS é biólogo, pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP). Atualmente desenvolve pesquisa em neuropsicofarmacologia sobre efeitos de doses repetidas da Ayahuasca (infusão usada na chamada Cerimônia do Chá do Santo Daime) em seres humanos. (veja mais)

A Idade do seu Organismo - WEBSITE
Site da UNIMED
Nossa idade, isto é, a idade que de fato nosso organismo tem, é determinada não somente por fatores genéticos, mas também pelo nosso estilo de vida, por hábitos saudáveis, pela qualidade das relações que estabelecemos.
Este site da empresa de saúde suplementar UNIMED permite a que você faça uma estimativa da idade que seu organismo realmente tem. (veja mais)

Paulo Preto
Por Drauzio Varella
"A risada fácil e o ar moleque provocadro fizeram delel uma figura popular no hospital."(veja mais)
DR. DRAUZIO VARELLA é médico cancerologista formado pela Universidade de S. Paulo em 1943.
No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS. Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo. (ver site oficial)

O Ciúme das Mulheres Varia com os Hormônios Femininos
Da revista Pesquisa FAPESP
"Já havia indicações de que o ciúme feminino variava de acordo com o nível de hormônios, em especial o de estrógenos. Pesquisadores holandeses viram como a intensidade do ciúme pode variar ao longo do mês na mesma mulher [...] Em mulheres solteiras ou com companheiros, as fases de fertilidade se mostraram ligadas a níveis mais altos de ciúme do que as fases não férteis. Os níveis de ciúme variaram quando as mulheres usavam ou não contraceptivos." (veja mais)

Duas aulas de Qualidade de Vida: entrevistas do Prof. Dr. Wilmar Accursio
Duas excelentes entrevistas do Médico Endocrinologista pela UNIFESP, especializado em Nutrologia para os jornalistas José Paulo de Andrade, Salomão Esper Rafael Colombo e Joelmir Betting. (ouça agora: 03/03/2012 ou 26/05/2012)

O Uso de Trens metropolitanos Evita Mortes e Economiza Dinheiro
Por Karina Toledo
" Caso o Metrô de São Paulo deixasse de funcionar durante um ano inteiro, a concentração de poluentes na capital aumentaria 75% e as mortes causadas por problemas cardiorrespiratórios [devido à poluição do ar de S. Paulo] cresceriam entre 9% e 14%. Isso representaria um custo de US$ 18 bilhões ao município.
A estimativa foi feita por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em artigo publicado este mês no Journal of Environmental Management."
Dissertação de Mestrado de Cacilda B. P. da Silva
(para o público em geral: leia o artigo da FAPESP)
(para pesquisadores: vá para o artigo científico)

O Prazer e a Felicidade
Por Arnaldo Jabor
"Antigamente, a felicidade era uma missão a ser cumprida, a conquista de algo maior que nos coroasse de louros; a felicidade demandava 'sacrivícios'.
Hoje, o mercado de trabalho demanda uma felicidade dinâmica e incessante, como uma 'fast-food da alma'. O mundo veloz da Internet, do celular, do mercado financeiro, nos obriga a uma gincana contra a morte ou a velhice."
ARNALDO JABOR
é jornalista e diretor de cinema. (veja mais)

Há uma Perda em Cada Encontro
Por Artur da Távola
"Cada encontro está carregado de perda. Ou de perdas. (...) O encontro humano é tão raro que, quando surge, vem carregado de todas as experiências de desencontros que a pessoa já teve. E que a espécie já sofreu."
PAULO ALBERTO MORETZSOHN MONTEIRO DE BARROS vulgo Artur da Távola (1936-2008) foi advogado, jornallista, professor e político brasileiro. Foi um dos fundadores do partido político PSDB. (veja mais)

Falhou a Memória: pouca Atenção, Início de Demência? Muita Ansiedade ou Estado de Depressão?
Por Antônio Telles,Fábio Pannunzio e Fernando Mitri.
Excelente e esclarecedora entrevista do Médico Psiquiatra IVAN A. IZQUERDO para o Canal Livre da TV Bandeirantes, esclarece que nem sempre a falta de memória é sinal do início de doença mental; esclarece de forma simples o que são as demências, dentre elas a Doença de Alzheimer. (veja a entrevista)

Amizade em Conta-gotas
Por Sherry Turkle
Artigo da Psicóloga do MIT escrito para o THE NEW YORK TIMES mostra que tecnologias como iPhone, iPad etc. e ferramentas como Orkut, Facebook, Twiter e simalares interferem na capacidade das pessoas se relacionarem entre si, empobrecendo as relações interpessoais.
SHERRY TURKLE é Psicóloga, Pesquisadora e Professora do Massachusetts Institute of Technology - MIT. (veja o artigo) (artigo em PDF)

A Força do Hábito
Por Hélio Schwartsman
Artigo do Filósofo escrito para o jornal FOLHA DE S. PAULO mostra que "quase metade das ações que executamos diariamente não são produto de decisões deliberadas, mas do hábito. Livros recentes mostram como rotinas se tornam vícios, como empresas se aproveitam dos costumes dos clientes para aumentar vendas e como mudanças de hábitos podem reduzir mortes em hospitais".
HÉLIO SCHWARTSMAN é Bacharel em filosofia e colunista do jornal Folha de São Paulo. publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001 (veja o artigo) (artigo em PDF)

A Praga das Neurobobagens e do Neurolixo Popular
Por Steven Poole
Artigo do escritor norte-americano para o site NEW STATEMENT mostra que , sob o manto de uma suposta verdade neirocientífica, muitas idéias sem fundamentos consistentes são "vendidas" como se fossem expressão da verdade; na realidade, não passam de pseudociência.
STEVEM POOLE é formado em Língua Inglesa; é colunista de vários jornais norte-americanos onde publica resenhas de livros; autor do livro "Você Não É Aquilo que Você Come" (2012) entre outros.
(veja a síntese); (veja o artigo original em inglês); (artigo em PDF)

Como funciona nosso Sistema Nervoso Central? Como o Cérebro comanda nossos movimentos e nossas emoções? - WEBSITE
Site da ALZHEIMER'S ASSOCIATION
Faça um tour didático e instrutivo: aprenda o que é o Sistema Nervoso Central (SNC) e como o cérebro humano comanda nosso organismo. (veja mais)

A Visão Evolutiva do Aprendizado
Por Gustavo Ioschpe
O autor mostra, através de conceitos da neurociência, que a ideia antigamente difundida que o cérebro era como uma tábula rasa que seria preenchida excluisvamente por processos culturais não mais é válida; aponta que o cérebro evita pensar, substituindo essa dispendiosa atividade por outra automática e mais econômica, esta gravada na memória. Daí a importância das informações para que um indivíduo seja capaz de fazer um raciocínio analítico/crítico. (veja mais)

Reação Normal
Por Jim Short
O autor indaga, com base na sua própria praxis diária nas funçoes de Pastor (Ministro) de Igreja Cristã, se estariam os pesquisadores "medicalizando" a normalidade para, assim fazendo, criar condições para a proliferação de "procedimentos médicos" que teriam por objetivo "curar" reações naturais dos seres humanos tais como o tempo do luto ou uma simples tristeza.
(veja mais)

Relatório da Felicidade - 2013
Por John Helliwell, Richard Layard e Jeffey Sachs
Os editores apresentam a mais nova versão (2013) da avaliação da Felicidade no mundo; de um modo geral o mundo tornou-se 0,024 pontos mais feliz, em uma escala de 0-10.
Em primeiro lugar está a DINAMARCA (7,693 pontos), em segundo, a Noroega (7,655 pontos) e em terceiro, a Suiça (7,650 pontos). O BRASIL ocupa a 24ª posição; em 156º (último) lugar, o TOGO ( 2,936 pontos) como o pais menos feliz. (veja o relatório completo - inglês)

Gustavo Ioshpe: devo ensinar meus filhos serem éticos?
Por Gustavo Ioschpe
O autor provoca reflexões sobre a ética nos dias atuais no Brasil. (veja mais)

Marcos Sá: eu... Filosofando sobre a educação dos filhos.
Por Marcos Sá
O autor, Educador Físico (Personal Trainer), reflete sobre as possíveis consequências do ato de delegar para outros - babás, escolinhas etc. - a tarefa da educação dos filhos pelos pais nos dias atuais e as possíveis consequências disso, no futuro, para a pórpria família.
MARCOS DOS SANTOS CÍCERO DE SÁ - É Educador Físico. Pós-graduado na UNIFESP trabalha como Personal Trainner em São Paulo (veja mais)

Legalização das Drogas - Um Novo Olhar
Aula do Prof. Ronaldo Laranjeira - UNIAD / UNIFESP:
Dr. Ronaldo apresenta os dados do 2º Levantamento Nacional sobre uso de Substâncias.
Apresenta a situação atual (2012) da drogadicção no Brasil em comparação com outros países; apresenta argumentos e contra-argumentos para a liberação do uso de substâncias ilícitas, em particular a cannabis (maconha); fundamenta sua posição contrária à liberação e apresenta perspectivas para o futuro.
RONALDO LARANJEIRA é professor titular de psiquiatria da UNIFESP e coordenador da Unidade de Álcool e Drogas do Instituto de Pisquiatria - UNIAD.
(assista a aula - 60 minutos, em português)

Aforismos de Gurdjieff / Teorema de Grudijeff
Inscritos no toldo do prioré do seu Instituto, na França.
Georgii Ivanovich Gurdjieff (? - 1949) foi um mestre espiritual (patriarca). Era uma figura enigmática e suas teorias causam controvérsia até hoje.
Gurdjieff versou sobre aquilo que chamou de "máquina humana", sob o ponto o de vista de uma suposta totalidade de "centros", de denominou - o motor, o instintivo, o emocional e o intelectual; cujas funções seriam a harmonia nos diversos aspectos do "ser". Para atingi-la, o fundamental seria desenvolver o "conhecimento de si próprio", por meio da "'observação de si mesmo". Segundo ele, isso promoveria a evolução do ser humano.
(leia os Aforismos)
(download da apresentação em powerpoint do Teorema)

Kanitz: Sociedades que Geram Aproveitadores e Espertos
Por Kanitz, S.
O autor se baseia em experimentos computacionais que lidam com Vida Artificial (Artificial Life) para provocar reflexões sobre a situação das insituições nos dias atuais no Brasil. (veja mais)

Recado de um Jovem.
Por Carlos Alberto Di Franco
A partir da carta de um jovem à sessão de Cartas do Leitor, o autor mostra que a experiência do relacionamento familiar é insubstituíível na vivência das relações interpessoais (veja mais)

Seriam todas as psicoterapias igualmente eficazes?
Por Daniel Freeman
A partir da um estudo longitudinal tendo como foco um transtorno alimentar chamado Bulimia o autor fax uma compração entre os resultados obtidos pela psicoterapia psicanalítica versus a psicoterapia cognitiva e comportamental.
DANIEL FREEMAN é professor de psicologia clínica e membro clínico sênior do Conselho de Pesquisa Médica do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford. Jason Freeman é um escritor de psicologia. No Twitter são @ ProfDFreeman e @ JasonFreeman100 . Eles são os autores de O Sexo Estressado : Descobrindo a verdade sobre Homens, Mulheres e Saúde Mental (veja mais)

Cansaço pode não ser falta de sono, estresse ou depressão.
Infográfico do G1
Infográfico mostra que cansaço e a fadiga crônica podem ser sinais do organismo avisando que algo não vai bem; pode ser um dos sinais da presença de uma ou mais doenças. (veja mais)

O Circuito Cerebral do Comportamento Social (Socialização).
Med News Today
Pesquisadores de Stanford, conseguiram associar a determinado circuito cerebral a tendência de isolar-se ou buscar companhia de indivíduos semelhantes. (veja mais)

Depressão Pós-parto Masculina.
Med News Today
Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul aponta que a Depressão Pós puerpério pode acometer também os homens que se tornam pais. (veja mais)

Os Exercícios Físicos Combatem a Depressão Causada por Estresse Crônico
Por Jorge Ruas e Maria Lindskong
Pesquisadores do Instituto Karolinska (Suécia) descobriram o mecaminsmo através do qual a proteína PGC 1alfa1 se combina com a enzima quinurenina (KAT), evitando que adenetrem ao Sistema Nervoso Central (SNC) causando depressão decorrente de estresses crônicos. Esta descoberta abre novas perpectivs para o tratamento desse tipo de depressão. (veja mais)

A triste geração que virou escrava da própria carreira
Por Ruth Manus
A autora reflete sobre as exigências - muitas vezes absurdas - do corporativo e suas conservas sociais, que assediam as mentes e os anseios da chamada "Geração Y"; aponta suas incongruências e seus paradoxos existenciais que, ao invés de levá-los ao êxito, os induz à perda do viço das suas vidas.
RUTH MANUS é advogada e professora universitária; escreve um blog para o jornal O Estado de S. Paulo.(veja a crônica completa)

Superação do rompimento dos laços amorosos: A Delícia de Sentir que a Vida Seguiu em Frente
Por Ruth Manus
A autora mostra que a dor da perda de um amor pode ser superada com a ajuda da ação do tempo.
RUTH MANUS é advogada e professora universitária; escreve um blog para o jornal O Estado de S. Paulo.(veja a crônica completa)

Você sabe o que são eSports?
Por Thiago Gomes e Marcos Maximino
Começaram como joguinhos eletrônicos e hoje os "games" são jogos de interface homem-máquina que, através da internet são disputados em escala global em campeonatos milionários disputados por atletas profissionais.
Porém, amadores ou profissionais, os "atletas", chamados "players" estão sujeitos a uma doença denominada a Síndrome de Dependência à Internet.
THIAGO DE BARROS GOMES é publicitário especializado em Jornalismo de Mídias Sociais.
MARCOS RODRIGUES MAXIMINO é Psicólogo Clínico especialista em Medicina Comportamental.
(veja mais)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________
(*) Para pleitear a publicação de um artigo você deverá:
1.Preencher o requerimento;
2. Anexar Fotocópia da CÉDULA DE IDENTIDADE ou Carteira de IDENTIDADE PROFISSIONAL junto ao requerimento e enviá-lo preenchido por Fax no número (11) 5087 9589;
3. Aguardar resultado de aprovação, pedido de reformulação ou reprovação;
4. Fazer as alterações que podem ser solicitadas no caso de solicitação de correções ;
5. Conferir a publicação na sessão "mural" do site.
6. Enviar-nos no prazo de 48 horas seu "de acordo".

Para referir qualquer artigo desta sessão, utilze as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no formato (NBR6023/2002).

Publicado em agosto/2006. Atualizado em março/2014



    |
|