ÁREA VIP
MURAL & OUTROS
ARTIGOS
CONTATO
MAPA DO SITE
 


QUALIDADE DE VIDA


"Nenhum homem é uma ilha, inteiramente isolada; a morte de qualquer homem me diminui, porque estou envolvido com a humanidade e, portanto, nunca mandes perguntar por quem os sinos dobram; eles dobram por ti." (John Donne)


Q
ualidade de Vida, segundo a Organização Mundial da Saúde é "a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

Para muitas pessoas, uma boa Qualidade de Vida tem significado uma vida boa, sendo confundida com posse de bens materiais, caros e de boa qualidade tais como moradia em bairro nobre, casa de campo ou de praia, objetos de ótima procedência, festas e/ou férias maravilhosas, muito lazer e pouco trabalho ou até mesmo horas e horas de ócio.

Esta não é, no entanto, a visão dos profissionais e pesquisadores que estudam o assunto. Para estes, Qualidade de Vida passa a ser entendida como "o nível alcançado por uma pessoa na consecução do seu plano de vida, de uma forma hierarquizada e organizada" (Depuy). A expressão Qualidade de Vida é o "resultado final de um processo histórico cujas primeiras tentativas conceituais surgem a partir de 384 a.C. quando Aristóteles se refere à associação entre felicidade e bem-estar." (Blay, Sergio in Diniz, 2006)

Para profissionais de diversas áreas - economistas, assistentes sociais, urbanistas, arquitetos, administradores, etc. - a Qualidade de Vida é definida de uma maneira mais ampla onde, referindo-se a uma pessoa saudável, diz respeito ao grau de satisfação que esta pessoa consegue obter na vida.

Ser Saudável...

...não significa apenas não estar doente: além de não estar doente, significa poder alcançar um estado de satisfação e plenitude consigo mesmo e com a vida diária. É ter condições de criar e fazer desenvolver um estilo de vida capaz de promover aspectos positivos inerentes a qualquer coisa: indo desde um ato simples como se sentar corretamente até comportamentos muito complexos tais como o relacionamento amoroso, os papéis familiares, coordenação e administração de equipes de pessoas. É ter um dia-a-dia prazeroso não permitindo a rotina de forma que o torne maçante, mas sim criativo e estimulante; É desenvolver atividades diárias no sentido da promoção de saúde tais como:

  • Garantir uma boa alimentação, o que significa não só quantidade adequada e boa qualidade dos alimentos, mas criar condições - mentais, temporais e corporais - para a absorção integral dos nutrientes;

  • Incluir atividade física, para combater o sedentarismo e favorecer a saúde física e mental;

  • Evitar aderência a hábitos nocivos tais como alcoolismo, tabagismo, toxicomania; consumo elevado de cafeína, comer nas horas impróprias;

  • Conseguir administrar os estresses inevitáveis da vida quotidiana, aprendendo a lidar com as angústias atuais para utilizá-las como base para o crescimento futuro.

  • Permitir-se o lazer e o descanso sem culpas ou desculpas

  • Aprimorar constantemente as relações interpessoais no amor, na família, no grupo de amigos e no trabalho.


  • Como se Faz para Ser Saudável?


    Uma das formas é através do Life-coaching ou, quando há algum comprometimento ou dificuldade maior, um fator realmente impeditivo, a Terapia Comportamental Centrada na Qualidade de Vida é um dos instrumentos da Medicina Comportamental proposta por Leite (2004) e tem como principal objetivo auxiliar uma pessoa na busca de resultados positivos no seu dia-a-dia criando ou desenvolvendo seus aspectos saudáveis de forma que Felicidade deixe de ser um conceito - muitas vezes utópico - para se tornar uma realidade a ser vivida diariamente nos diversos papéis que sua vida atual exige.

    Busca atuar em duas frentes:
  • (a) focaliza a patologia, buscando uma eliminação (ou minimização) do sintoma;
  • (b) simultaneamente identifica os aspectos e os potenciais saudáveis do paciente, buscando a potencialização destes bem como o reaprendizado da maior valorização dos seus potenciais em detrimento das deficiências. Propõe que o objetivo a ser perseguido seja a identificação e o melhor possível desenvolvimento das atuais potencialidades do indivíduo. Para isso procura trabalhar as potencialidades (aspectos saudáveis) conjuntamente com ações que visam à minimização do(s) sintoma(s) através do desenvolvimento das mesmas potencialidades do indivíduo que, embora tenha chegado com a expectativa de somente receber o auxílio, já a esta altura é convidado a ser co-autor do seu tratamento.

  • Por um outro lado e, secundariamente a minimização da sintomatologia inerente ao transtorno pode admitir outras abordagens simultâneas à "terapia principal" (co-terapias); terapêuticas multidisciplinares em alguns casos ou multiprofissionais em outros.


    Coaching para a Qualidade de Vida


    O que é "coaching" ?
    Imagine-se em um ambiente em que você tivesse à sua disposição um ou mais profissionais preparados para auxiliá-lo (a) a alcançar suas metas, a alavancar seus objetivos. E que em cada reunião ele, utilizando-se de métodos cientificamente orientados, proponha debates, discussões, tarefas e atividades que promovam constantes questionamentos, ajudando a encontrar seu melhor desempenho nas principais áreas de sua vida. Se esta imagem estiver clara em sua mente, você compreendeu o conceito de um "coaching"!

    "Coaching" é o "nome dado ao processo de parceria entre o cliente (você) e o coach (o profissional) em que o principal foco é alcançar seus objetivos, cumprir suas metas existenciais"5. O coach é um "treinador" que vai ajudá-lo a modelar importantes aspectos de sua vida pessoal. O "coaching" assegura que o cliente possa dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que deseja rumo à boa qualidade de vida. O processo de "coaching" tem duração mínima de 6 meses em média.

    As reuniões são semanais e têm duração de 1 hora.

    Como Funciona?

    1. AVALIAÇÃO Inicial;
    2. Estabelecimento de OBJETIVOS;
    3. Elaboração de um PLANO DE AÇÃO;
    4. ACONSELHAMENTOS, Intervenções e Orientações;
    5. ACOMPANHAMENTO por parte do Coordenador da Equipe;
    6. REAVALIAÇÃO Periódica


    Atualizado em 01/09/2007

    Para referir: Maximino, M.R. Qualidade de Vida in internet, disponível em www.marcosmaximino.psc.br acesso em dd/mm/aaaa

    Para mais informações: marque uma consulta gratuita (clique aqui)

        |
    |