Afeto Positivo
Expressão definida por Martin E.P.Seligman (2004:49) referibndo-se ao estudo da Universidade de Minessota que concluiu que "bom humor e alegria são traços da personalidade, chamados "afetividade positiva".


Análise do Comportamento
A Análise do Comportamento é a explicação de um evento comportamental dada pela descrição das relações que este evento sustenta com outros eventos (presentes ou passados). O que define a prática do analista do comportamento é a investigação de efeitos (conseqüências) cumulativos (dimensão histórica) de contingências ou interações (passadas e atuais) sobre o desempenho atual do organismo através de um recurso metodológico (a análise funcional, experimental ou não experimental). Baseia-se na fundação de relações funcionais, cujo objetivo é identificar e descrever o efeito comportamental, buscar relações ordenadas entre variáveis ambientais, formular predições confiáveis baseadas nas descrições dessas relações e produzir controladamente esses efeitos previzíveis13.


Agorafobia
"A Agorafobia é constituída por um conjunto de medos de lugares públicos – especialmente quando o paciente está sozinho – como sair à rua, utilizar transportes públicos, ir a lugares muito freqüentados, que produzem uma interferência grave na vida diária. Além desse medo, podem somar-se alguns outros medos externos, como subir em elevadores, atravessar túneis, cruzar pontes, etc., bem como medos internos como a preocupação excessiva com sensações somáticas ou o medo intenso dos ataques de pânico e, inclusive, medos de interação social." (Caballo,2003 : 89) "A principal característica da Agorafobia é uma ansiedade acerca de estar em locais e situações das quais escapar seria difícil – ou embaraçoso – ou nas quais o auxílio pode não estar disponível na eventualidade de um Ataque de Pânico." (DSM-IV-TR, 2002 : 422). Freqüentemente as pessoas que sofrem de Agorafobia são capazes de enfrentar a situação temida se estiverem acompanhadas de outra pessoa na qual confia.(A paciente estudada no presente trabalho também apresentava esta característica.) Observa-se nos pacientes agorafóbicos que a capacidade de atividades quotidianas tais como ir para o trabalho, levarem os filhos ao medico ou ir ao supermercado – como foi o caso da paciente enfocada neste trabalho – fica bastante prejudicada quando não fica inviável. (M.R.M.)


Análise do Comportamento
A Análise do Comportamento é a explicação de um evento comportamental dada pela descrição das relações que este evento sustenta com outros eventos (presentes ou passados). O que define a prática do analista do comportamento é a investigação de efeitos (conseqüências) cumulativos (dimensão histórica) de contingências ou interações (passadas e atuais) sobre o desempenho atual do organismo através de um recurso metodológico (a análise funcional, experimental ou não experimental). Baseia-se na fundação de relações funcionais, cujo objetivo é identificar e descrever o efeito comportamental, buscar relações ordenadas entre variáveis ambientais, formular predições confiáveis baseadas nas descrições dessas relações e produzir controladamente esses efeitos previzíveis13.


Ansiedade
A ansiedade é uma sensação que pode ser considerada simplesmente como um sinal de alerta (ansiedade normal) ou um quadro patológico (transtorno de ansiedade). Pode ser entendida como um alarme que denuncia uma ameaça interna - uma doença, p. ex. - ou externa - uma fera ameaçadora, p.ex. - tendo qualidades de preservação da vida. (MRM).

Ansiedade Social
A ansiedade é definica como "a ansiedade resultante da perspectiva ou da presença de avaliação pessoal em situações sociais imaginadas ou reais." (Caballo, 2003:31)
Schlenker & Leary (1982) afirmam que "ocorre está motivada a criar determinada impressão nos outros, mas duvida da própria capacidade de ter sucesso em criar essa impressão" e fica na expectativa de respostas pouco favoráveis poor parte de outras pessoas.


Ataque de Pânico
Ataque de Pânico é diferente de Transtorno do Pânico (abaixo): "A característica essencial de um ataque de pânico é um período distinto de intenso medo e desconforto acompanhado por pelo menos 4 dos 13 sintomas somáticos ou cognitivos abaixo relacionados. Tem um inicio súbito e aumenta rapidamente, atingindo um pico (em geral em 10 minutos ou menos), sendo, com freqüência, acompanhado de sentimento de perigo ou catástrofe iminente e um anseio por escapar." (DSM-IV-TR, 2002 : 420).

Sintomas Somáticos e Cognitivos do Ataque de Pânico
(a) palpitações;
(b) sudorese;
(c) tremores ou abalos;
(d) sensação de falta de ar ou de sufocamento;
(e) sensação de asfixia;
(f) dor ou desconforto torácico;
(g) náusea ou desconforto abdominal;
(h) tontura ou vertigem;
(i) desrealização ou despersonalização;
(j) medo de perder o controle ou de “enlouquecer”;
(k) medo de morrer;
(l) paresias;
(m) calafrios ou ondas de calor.
(Fonte: Kaplan, 1997 : 127)

Existem 3 tipos característicos de Ataques de Pânico:

Ataques de Pânico não evocados (inesperados): são aqueles onde o individuo não associa seu inicio a um ativador (estimulo eliciador) interno ou externo[1];
Ataques de Pânico ligados a situações (evocados): são aqueles que ocorrem quase sempre diante da exposição ou antecipação do ativador ou invocador situacional.
Ataques de Pânico predispostos por uma situação: são semelhantes aos ataques ligados a uma situação, mas não estão invariavelmente associados ao invocador e não ocorrem necessariamente após a exposição.

Biblioteca (Colaboração) Cochrane

Colaboração Cochrane: "é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem fontes de financiamento internacionais, que tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da tomada de decisões em Saúde, com base nas melhores informações disponíveis. A missão do Centro Cochrane é elaborar,manter e divulgar revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados, o melhor nível de evidência para as decisões em saúde.” “A Biblioteca Cochrane é uma “ coleção de fontes de informação de boa evidência em atenção à saúde, em inglês. Inclui as Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane, em texto completo, além de ensaios clínicos, estudos de avaliação econômica em saúde, informes de avaliação de tecnologias de saúde e revisões sistemáticas resumidas criticamente"
Acesso: www.cochrane.org ou
www.centrocochranedobrasil.org.br

Comportamento Adaptativo
Na vida dos seres humanos, um comportamento é considerado como uma reação - uma resposta - às necessidades sentidas pelo indivíduo que se comporta. É orientada pela percepção e, muitas vezes, termina com uma experiência emocional mais ou menos intensa.
Algumas formas de comportamento adaptativo podem ser chamadas de "pensamento produtivo", outras de "aprendizagem". (cf. Krech, 1980:10)

Consciência Pública de Si Mesmo
"Capacidade de perceber a si mesmo como objeto social." (Heimberg et al, 1987 in Caballo, 2003:30)

Corte Transversal / Corte Longitudinal
Corte Transversal e Corte Longitudinal são conceitos de Henry Ey: " ... as funções psíquicas de base que lançam raízes na organização somática estão a cada instante integradas nos ciclos de atividade mais vasta e em um ‘funcionamento’ mais global da vida psíquica. Para captá-la em sua ‘complexidade’ como a articulação viva do pensamento, da ação e da afetividade, é preciso recorrer a um corte transversal da vida psíquica em cada momento de sua atualidade e a um corte longitudinal da pessoa que constitui o eixo de suas modalidades permanentes de adaptação aos acontecimentos da existência," (Ey, 1978 : 31)

Deslocamento
“Mecanismo Específico de Defesa do Ego onde o indivíduo que lida com conflito emocional ou estressores internos transferindo um sentimento ou uma resposta concernente a um objeto para outro objeto substituto (habitualmente menos ameaçador)”. (Kaplan, 1998:31)


Esquema Cognitivo
“Estruturas cognitivas que se utilizam para rotular, classificar, interpretar, interpretar, avaliar , e atribuir significado a objetos e acontecimentos ”. (Beck e Emery, 1985)

Imipramina
Cloridrato de Imipramina = Medicação antidepressiva. (MRM)


Iatrogenia
Alteração Patológica provocada no paciente por tratamento de qualquer tipo. " 26

Ikigai
Expressão em língua japonesa que ser refere aos bons hábitos cotidianos. Em japonês, ikigai, que significa “o que faz a vida valer a pena”. rata-se de uma noção japonesa que os psicólogos positivos chamam de uma “paixão saudável” (Vallerant, 2008)
Intenção
" Para muitos psicólogos a intenção é entnedida como indicação de que o indivíduo tem uma imagem cognitiva do que deseja, antes realmente de fazer isso , e, provavelmente, muitas ações intencionais de crianças mais velhas e adultos tem esta forma ou, pelo menos acompanhamento conceitual (...) Para [Jean] Piaget, no entanto, a intenção se distingue da representação cognitiva." (Balwin, 1973:188)
Qual a prova de intenção, e como se distingue, teoricamente, uma ação intencional dos reflexos para um bebê? Na interpretação de Piaget o critério essencial é o intervalo de tempo, entre a necessidade apresentada por ele e a ação que o satisfará: se a necessidade existe antes da ação, a ação é intencional.
Medicina Comportamental
É um termo definido por Schuartz e Weiss (1978) como sendo “o campo relacionado com o desenvolvimento das ciências do comportamento e técnicas relevantes para o entendimento da saúde e da doença e a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas para o diagnóstico, prevenção tratamento e reabilitação”  e pelo Dicionário Médico de Stedman como sendo um “campo interdisciplinar relacionado com o desenvolvimento e a integração da ciência comportamental e biomédica; conhecimento e técnicas relevantes para a saúde e a doença bem como aplicação na profilaxia, no diagnóstico, no tratamento e na reabilitação”. (cf. Leite, 2007)



Life Coaching
“É um procedimento de Gestão de vida para a promoção de saúde e bem-estar, cuja estrutura se fundamenta na proposição de metas, ações direcionadas e contingências reforçadoras, no qual, utilizando-se de recursos do cliente, o incentivamos a produzir os resultados desejados na sua vida”29.


Objeto Intermediário
Termo cunhado por Jaime Rojas-Bermúdez em 1970. O termo foi introduzido na teoria e na prática psicoterapêutica como um recurso para o favorecimento da fase inicial da psicoterapia psicodramática – etapa denominada aquecimento – de pacientes psicóticos crônicos durante as sessões de psicoterapia psicodramática por Bermúdez conduzidas.
Conceituação teórica: este termo foi assim denominado pelo autor de objeto intermediário, devido à própria qualidade deste intermediar a passagem do estado de alarme (no Psicodrama denominada Campo Tenso) para o estado de homeostase ou até mesmo de descontração (no Psicodrama denominado Campo Relaxado). Do ponto de vista prático, o Objeto Intermediário, “é qualquer objeto que funcione como facilitador do contato entre duas ou mais pessoas” (Bermúdez, 1970 : 94)

Psicoterapia
A Psicoterapia é um tratamento embasado nos conceitos da Psicologia e da Psiquiatria que se faz com a ajuda da comunicação humana. Abrangendo várias correntes teóricas, como psicanálise, psicoterapia cognitiva, Abordagem Centrada na Pessoa, behaviorismo, gestalt, psicodrama, psicoterapia analítica, etc. Abrange diferentes métodos, sendo componentes universais a comunicação verbal e não verbal e a relação cliente/paciente com o psicoterapeuta. É usada no tratamento de dificuldades emocionais, problemas de relacionamento e transtornos mentais (pânico, ansiedade, anorexia, depressão, etc). Pode ser realizada individualmente (psicoterapia individual), em grupos (psicoterapia de grupo), em casais (psicoterapia de casal) e em famílias (psicoterapia familiar). (M.R.M.)
_____________________
[do grego therapéia] Parte da medicina que estuda e põe em prática meios adequados para aliviar ou curar os doentes29.


Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS)
                                                                                                                                            Qualidade de Vida Relacionada à Saúde é “a avaliação do impacto que uma doença produz na vida de um indivíduo, analisada a partir [da perspectiva] do próprio indivíduo.” (Patrick, D.L. e Erickson, 1993 in Diniz D.P. 2007)
     O conceito de Qualidade de Vida também pode – e deve – ser utilizado em Saúde, onde aparece relacionado às enfermidades e às intervenções em saúde. “Apesar de atualmente a avaliação, a análise e a interpretação da QV possuírem uma variedade de métodos psicométricos e estatísticos, não se deve ignorar as percepções subjetivas de pacientes, familiares e profissionais da área da saúde, bem como a existência de métodos que incluam não apenas instrumentos validados cientificamente, mas também aspectos observados por meio de assistência individualizada e/ou das dinâmicas de grupo. Os métodos para diagnóstico e ações práticas que contribuem para melhorar a QVRS podem ser complementares e não-antagônicos. (M.R.M.)

Terapia Comportamental
“Uma forma não biológica de terapia [psicoterapia] que se desenvolveu em grande parte a partir da investigação sobre a Teoria da Aprendizagem, e que, normalmente, se aplica de modo direto, gradual e experimental, no tratamento de padrões não adaptativos existentes.”29.


Terapia Interpessoal
A Psicoterapia ou Terapia Interpessoal (TIP) é um tratamento de tempo limitado, planejado especificamente para tratar a fase aguda das depressões maiores, unipolares e não-osicóticas que foi desenvolvido por Gerald Klerman e colaboradores em 1984 em Porto Alegre - RS - Brasil.8.


Terapia Psicodramática
A Psicoterapia Psicodramática - ou simplesmente Psicodrama - é um método psicoterapêutico criado por Jacob Levi Moreno e que foi inspirado no Teatro. Se faz através da relação interpessoal que se estebelece entre o paciente, chamado protagonista e a dupla de terapeutas que o atende, denominada unidade funcional. A unidade funcional é composta pelo terapeuta principal - denominado diretor - e pelo 2º terapeuta - denominado ego-auxiliar. Procura alcançar a catarse através do Encontro que é uma profunda experiência existencial compartilhada no setting de terapia. (M.R.M.)


Rapport
Relacionamento intenso entre terapeuta-cliente, que se funda na confiança.20.


Terapeuta ou Psicoterapeuta
É o especialista em Psicoterapia.


Terapêutica
[do grego therapeutiké] Parte da medicina (ou das profissões paramédicas) que estuda e põe em prática os meios adequados para aliviar ou curar os doentes26.


Transtorno de Ansiedade
O Transtorno de Ansiedade é um estado patológico caracterizado por um sentimento de temor acompanhado por sinais somáticos de hiperatividade do sistema nervoso autônomo. (M.R.M.)
Transtorno do Pânico

O Transtorno do Pânico é caracterizado pela “presença de ataques de pânico recorrentes e inesperados seguidos de pelo menos 1 mês de preocupação persistente acerca das possíveis implicações ou conseqüências do Ataque de Pânico ou uma alteração comportamental significativa relacionada aos ataques”. (DSM-IV-TR, 2002 : 423)

Vergonha

Vergonha = uma forma inata de reação para a vivência do desnudamento, da culpabilidade, do fracasso, desprestígio, etc.muitas vezes acompanhados de sensações vegetativas (taquicardia, enrubecimento). (Dorsch, 2001)

Vulnerabiliade

Beck e Emery (1985) definiram vulnerabilidade com "a percepção que uma pessoa tem de si mesma, vendo-se sujeita a perigos internos e externos sobre os quais carece de controle ou este é insuficiente para permitir uma sensação de segurança." (Beck, 1985)

Quando o funcionamento de uma pessoa está no modo de vulnerabilidade uma informação que chega ao sistema nervoso central (SNC) é processada (veja acima) como se fosse uma fraqueza e não uma força; faz com que a pessoa seja mais influenciada por lembranças de acontecimentos geralmente entendidos como fracassos ou fraquezas em vez de vitórias ou forças. do que infuenciada por pensamentos positivos. Isto costuma gerar descrença na suancapacidade de se dar bem em uma dada situação, ao invés de prever um êxito.

Atualizado em 14/04/2013